Pesquisa...

22 de maio de 2012

22 de Maio - Dia do Apicultor

Apicultura é a ciência, ou arte, da criação de abelhas com ferrão. Trata-se de um ramo da zootecnia. A criação racional de abelhas para o lazer, ou fins comerciais, pode ter como objectivo por exemplo a produção de mel, pró polis, geleia real, pólen, cera de abelha e veneno, ou mesmo fazer parte de um projecto de paisagismo. Além disso, as abelhas são importantes polinizadoras.Nos pomares de laranja é comum os agricultores contratarem apicultores para polinizarem as flores de laranja, a render grande produtividade, tanto de laranja, como de mel, conhecido como mel flor de laranjeira. Este tipo de actividade chama-se apicultura migratória, porque o apicultor descarrega um caminhão de colmeias no centro do pomar durante a floração, e depois retira as colmeias no fim da floração. Nestes casos a retirada dos enxames é importante, pois tratando-se de uma monocultura de laranja, as abelhas não terão alimento (néctar de flor) após a floração, e irão consumir todo o mel estocado dentro das colmeias.
Todo apicultor deve saber manusear os principais equipamentos necessários para se ter um apiário: o fumigador, o formão de apicultor. Traje com máscara de protecção, é necessário, pois as abelhas afro-brasileiras atacam o produtor , então tais equipamentos são de uso necessário.
Existem muitos outros acessórios encontrados em lojas especializadas de apicultura, como o colector de pólen, apanhadores de zangões, alimentadores, protectores de realeira, gaiolas de transporte, centrífuga e garfo desoperculador.apicultura moderna usa-se uma colmeia padrão desenvolvida em pesquisas científicas. Um dos padrões mais usados no mundo é o Langstroth, em Portugal usa-se também o padrão Lusitano. Existem muitos outros padrões e formatos de caixas(Curtinaz, Schirmer, etc..). No desenho destas caixas usa-se o conceito do espaço-abelha, que é basicamente o tamanho de uma, ou duas abelhas, não mais. Trata-se de uma caixa com 10 quadros removíveis onde ficam os favos. O distanciamento dos quadros respeita o chamado espaço-abelha. A vantagem desta caixa padrão é a possibilidade de retirar os favos sem danifica-los, centrifugar o mel, e devolver o favo intacto para a colmeia, com a vantagem da intercambiabilidade dos favos(caixilhos) entre as caixas(colméias). O espaço-abelha é o espaço que permite as abelhas circulem por dentro da colméia e disciplina a construção dos favos na posição de encaixe dos 10 caixilhos, permitindo que o apicultor remova centenas de favos em poucos minutos e recoloque-os de volta depois.

Nenhum comentário: