Pesquisa...

3 de maio de 2012

3 de Maio - Dia Internacional da Liberdade de Imprensa


Assinala-se  hoje quinta-feira, 3 de Maio, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, aprovado pela Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O 3 de Maio foi escolhido por se tratar da data do aniversário da Declaração de Windhoek. Esta declaração foi aprovada durante um seminário organizado pela UNESCO sobre a "Promoção da Independência e do Pluralismo da Imprensa Africana", que se realizou em Windhoek, Namíbia, de 29 de Abril a 3 de Maio de 1991. 
A Declaração considera a liberdade, a independência e o pluralismo dos media como princípios essenciais para a democracia e os direitos humanos. Este ano a efeméride é comemorada sob o tema "Novas vozes: a liberdade da media ajudando a transformar sociedades". 
Por ocasião da data, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e a directora-geral da UNESCO, Irina Bokova, emitiram uma mensagem conjunta, onde consideram a liberdade de expressão um dos direitos mais preciosos. Sustenta toda a liberdade aos outros e fornece uma base para a dignidade humana. Imprensa livre, pluralista e independente é essencial para o seu exercício. 
Segundo a mensagem, a liberdade de imprensa implica na liberdade de ter opiniões e de procurar receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras, como previsto no artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Essa liberdade é essencial para as sociedades saudáveis e dinâmicas. É por isso que este ano o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é centrado no tema "Novas vozes: a liberdade da media ajudando a transformar sociedades".
 

Nenhum comentário: